“ A construção de um processo de gestão centrado nos valores e princípios d
emocráticos é tarefa política e educativa da escola. Isto representa uma
das mais importantes e essenciais atividades públicas, além de constituir lócus
de formação do cidadão como um ser social histórico e o sujeito agente nas relações”.
Estamos iniciando um novo ano. E com ele momentos de paz.Que a prosperidade faça sempre parte de sua vida. E que a vida lhe traga toda a felicidade do mundo.
Para que possamos dar continuidade ao belíssimo trabalho que foi desenvolvido ao longo do ano de 2009 leia todas as orientações, atentamente.
Faça do seu dia-a-dia escolar momentos de grandes construções, regados com passos firmes e muito otimismo e lembrem-se sempre “tudo que deve ser feito, merece ser bem feito.”
“ Não se pode falar de educação sem amor”
Paulo Freire
• Equipe de direção:
Marizene Ferreira de Azevedo – diretora
E-mail: marizeneazevedo@yahoo.com.br
Escola: 3901-7710
Celular: 84796491
Elizângela Nery dos Santos – vice-diretora
E-mail: arianaesperanosa@yahoo.com.br
Escola : 3901-7710
Rita de Cássia dos Santos – assistente pedagógica
E-mail : lessa.damasceno@hotmail.com
Escola : 3901-7710
Casa : 3335-4681
Matilde Fernandes Rocha Cavalcante – assistente administrativa
E-mail : matilderocha@bol.com.br
Escola : 3901-7710
Casa : 33394977
Shirley Alves Moreira Santana – Orientadora Educacional
E-mail : Santana 834@hotmail.com
Escola : 3901-7710
Celular : 85013811Kelvia
Kelvia Rodrigues da Silva – assistente pedagógica(noturno)
Escola:39017710
Celular:91469840
Núbia Rodrigues dos Santos – assistente administrativa(noturno)
Escola: 39017710
Glênio Rosa Garcia – secretario
E-mail : gleniogarcia@hotmail.com
Escola : 3901-7710
Celular : 84498934
Uma vez que o homem se constitui como ser humano na relação com o outro, ou seja , por meio de sua inserção sócio histórica, torna-se necessário destacar o lugar que as crianças ocupam no processo de escolarização. Nesse processo, é fundamental possibilitar a criação de um canal de comunicação e de relação recíproca entre duas categorias de atores(crianças e adultos/professores), sujeitos sociais ativos na construção do mundo ao qual pertencem. O entendimento de que todos os relacionamentos estão ligados ao aspecto pedagógico da instituição coloca em evidência que as relações sociais precisam engendrar um comprometimento com a formação integral das crianças
Como afirma Malaguzzi(1999,p.78), “O relacionamento é a dimensão fundamental de conexão de nosso sistema educacional”
Horário de Funcionamento
Matutino 07:15 às 12:15 (regência)
13:15 às 16:15 (coordenação)
Vespertino 12:45 às 17:45 (regência)
08:45 às 11:45 (coordenação)
Lanche matutino: 9:00
vespertino : 14:00
Recreio matutino: 10:00 às 10:15
vespertino : 16:00 às 16:15
Organização das salas e murais
As salas devem manter-se visualmente apresentáveis, bem distribuídas e organizadas. Os murais da sala sempre organizados, cuide para não ter poluição visual. Os professores que dividem salas (matutino e vespertino) devem revezar entre si, organizando um cronograma (rodízio), ou podem combinar juntos a confecção do mesmo para que sempre fiquem atualizados.
Chaves
Criar o hábito de Passar a chave na porta sempre que sair da sala, bem como desligar os ventiladores e apagar as luzes.
Horários de coordenação
Devemos otimizar os encontros destinados à coordenação, portanto seja pontual e cumpra os combinados estabelecidos (entrega de avaliações, atividades complementares, leituras de textos, sugestões de atividades...)para o melhor aproveitamento dos mesmos
Planejamento
O planejamento das ações educativas é um dos principais instrumentos do professor. Por meio dele, o professor pode organizar e gerenciar o processo de ensino, visando as aprendizagens de seus alunos.
Para planejar as ações educativas, que serão realizadas durante a semana, é fundamental que tenha claro em mente os objetivos (específicos de aprendizagem) que pretende alcançar naquele período, relativos aos conteúdos que selecionar em cada área do conhecimento.
Para isso , é imprescindível que os objetivos previstos para cada bimestre, sejam referência constante de consulta e pesquisa no momento de elaboração do seu planejamento. È preciso também ter clareza de que os documentos referenciais que a escola oferece para cada área (que deverão ser alcançados ao longo do bimestre e/ou ano). O professor deve realizar escolhas didáticas para favorecer a aprendizagem progressiva dos conceitos, procedimentos e atitudes relativas aos conteúdos selecionados, bem como, o desenvolvimento das habilidades e competências pretendidas.
O primeiro “movimento” em relação ao planejamento é definir claramente o que os alunos de sua turma aprenda, sobre cada aspecto específico, naquele período de tempo. A partir do momento que o professor tem claro os seus objetivos para aquela semana, é o momento de pensar e escolher as estratégias, as atividades, as ações mais adequadas para favorecer as aprendizagens que pretende promover( para alcançar seus objetivos).
È preciso pensar também nas formas que utilizará para acompanhar a progressão dessas aprendizagens pelos alunos (como irá avaliar, se o que foi planejamento e posto em prática surtiu o efeito desejado.A avaliação é processual e contínua, sendo de fundamental importância para o planejamento da continuidade do trabalho, pois, partindo dessa avaliação é possível redefinir e/ou ajustar os objetivos específicos e a dosagem dos conteúdos, replanejar as atividades, e fazer escolhas quanto ao que se pode fazer. È importante ter em vista que essa análise (avaliação processual) poderá indicar a necessidade pensar, planejar e realizar atividades diferenciadas.
Assim sendo, o planejamento pode ser visto como instrumento para avaliar o processo de ensinar, pois é por meio dele que o professor se questiona sobre: - O que fazer?
- Como?
- O que fiz ?
- Que resultados tenho?
- O que retomar, avançar, eliminar?
Sendo um dos indicadores do trabalho e um instrumento de avaliação do ensino.
Tenha sempre em mente que o professor é o modelo das características que se tenta desenvolver nos alunos!
Contamos com você neste ano letivo e não podemos deixar de pedir a Deus que nos ilumine e guie nossos passos.
Conte sempre conosco!
A direção
Ano letivo 2010
1ª Bimestre 10/02/2010 a 28/04/2010
2ª Bimestre 29/04/2010 a 09/07/2010
3ª Bimestre 26/07/2010 a 04/10/2010
4ª Bimestre 05/10/2010 a 20/12/2010
FEVEREIRO
Dias letivos – 10 dias
03/02 Apresentação dos professores
03/02 à 09/02 Semana pedagógica
10/02 Início 1ª bimestre (1ªsemestre)
26/02 Reunião de pais, professores e direção
MARÇO
Dias letivos – 23 dias
ABRIL
Dias letivos – 19 dias
• 09/04 Culminância em comemoração a Páscoa
• 29/04 Início do 2ª bimestre
• 30/04 Reunião de pais e mestres
MAIO
Dias letivos – 21 dias
• 03/05 Entrega de diários e relatórios do 1ª bimestre (Glênio)
• 07/05 Festa da Mamãe
• 24/05 à 28/05 1ª teste aplicado pela direção
JUNHO
Dias letivos – 20 dias
• 10/06 Abertura Copa do Mundo
• 11/06 Avaliação Institucional
• 19/06 Festa Junina
• 21/06 à 24/06 Jogos da Copa
• 26 /06 Aniversário de São Sebastião
“Muitas vezes basta ser: Colo que acolhe,braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrimas que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia e amor que promove.”
Cora coralina
JULHO
Dias letivos – 12 dias
• 09/07 Reunião de pais e mestres
encerramento do 1º semestre – 2ªbimestre
• 09/07 Entrega de relatórios e diários do 2ª bimestre (Glênio)
• 26/07 Início do 2ºsemestre / 3ª bimestre
AGOSTO
Dias letivos – 22 dias
• 13/08 Festa do Papai
• 27/08 Culminância do Folclore
SETEMBRO
Dias letivos – 21 dias
• 03/09 Hora cívica – comemoração de Independência
• 17/09 2º Chá Literário
• 20/09 à 24/09 2ª teste aplicado pela direção
OUTUBRO
Dias letivos – 19 dias
• 01/10 Reunião de pais e mestres
• 01/10 Entrega de diários e relatórios do 3ª bimestre (Glênio)
• 04/10 Avaliação Institucional
• 05/10 Início do 4ª bimestre
• 08/10 Comemoração dia das crianças (oficinas)
NOVEMBRO
Dias letivos – 19 dias
• 12/11 Culminância dia da Bandeira
• 19/11 Culminância Dia da Consciência Negra
• 26/11 2º Feira de Ciências
DEZEMBRO
Dias letivos – 14 dias
• 03/12 Formatura (2º período)
• 10/12 Reunião de pais e mestres (4ª séries)
• 11/12 Formatura (4ªséries)
• 16/12 Reunião de pais e mestres
• 17/12 e 20/12 Entrega de diários e relatórios do 4ªbimestre
• 20/12 Encerramento do 2ºsemestre / 4ªbimestre – Confraternização
TODAS AS QUARTAS-FEIRAS REUNIÃO PEDAGÓGICA
Reunião da Equipe de Aprendizagem e Orientação – SOE (Marluce, Livia e Shirley) dia 23/02/2010
Reunião Pedagógica (Elizangela e Rita) dia 24/02/2010
1. Reforço
2. Gincana Pedagógica/Copa do Mundo
3. Sessão Cinema
4. Recreio Dirigido/Patrulheiros da Paz
5. Projeto de Leitura – Aretusa – Apresentação dia 03/03/2010
6. Projeto de informática - Vander
Coordenadores (Vander, Aretusa e Eunides)
Sábio é aquele que permite descobrir;
Que reconhece a importância de aprender o novo,
Que abre seu coração para sentir e ouvir...
Sábio é aquele que permanece em silêncio, observando os passos da mente,as
Fragrâncias,
Os lugares escondidos dentro do seu ser...
Sábio é aquele que ouve antes de falar,
Que sorri antes de chorar,
Que permanece quieto para sentir
O frescor da noite em seu interior.
Sábio e aquele que diz sim para a vida,
que desperta o amor em si e em seu semelhante,
na intenção de criar um mundo melhor a todos nós.
Sábio é aquele que ama seu irmão que vê,
Como ama a Deus que não vê.
Sábio é aquele que vive e sabe viver!
(Autor Desconhecido)
Sucessos sempre...
REGIMENTO INTERNO – ESCOLA CLASSE AGROVILA SÃO SEBASTIÃO
GESTÃO COMPARTILHADA
Oferecer educação de qualidade, em um ambiente acolhedor que possibilite o desenvolvimento de nossos alunos como cidadãos conscientes, felizes e capazes de gerir sua própria vida e de atuar como membros ativos na sociedade é o principal objetivo deste Estabelecimento de Ensino.
Orientações Gerais
A escola é um espaço em que se exerce a cidadania e, por isso é importante que todos conheçam os seus direitos e deveres fundamentais enquanto pessoas a fim de que possamos criar entre nós um ambiente saudável e de respeito mútuo. Só assim construiremos de fato a verdadeira comunidade.
Direitos do aluno(a)
1. Participar das aulas fazendo perguntas que julguem conveniente para melhor esclarecimento das dúvidas, com educação e sem atrapalhar o trabalho desenvolvido em sala pelo docente.
2. Ser ouvido em suas reivindicações ou questionamentos e sugestões se o problema for da classe como um todo.
3. Utilizar as instalações físicas e equipamentos de maneira cuidadosa e quando devidamente autorizado.
4. Ser respeitado, sem discriminação de credo religioso, de convicção política, de gênero, etnia e cor e necessidade educacional especial.
5. Ser orientado em suas necessidades acadêmicas visando à superação das mesmas.
6. Receber seus trabalhos e tarefas corrigidos e avaliados.
7. Participar de atividades cívicas, sociais, recreativas e culturais proposta pela escola.
Deveres do aluno(a)
1. Conhecer e cumprir as normas estabelecidas pelo Regimento Escolar.
2. Conversar respeitosamente com o professor, expondo suas opiniões.
3. Responder pelos seus atos.
4. Ter consciência do seu papel como estudante, aproveitando as oportunidades oferecidas pela escola.
5. Comporta-se adequadamente a solenidades cívicas sociais e culturais promovidas pela escola.
6. Realizar as atividades escolares propostas.
7. Chegar pontualmente para aula.
8. Comunicar à escola qualquer problema que impeça sua presença às aulas.
9. Entregar aos responsáveis os bilhetes (correspondência enviada pela escola) e devolvê-la assinada quando solicitada.
10. Respeitar dos bens matérias da escola, objetos pertencentes aos colegas, professores e demais funcionários, assumido o prejuízo quando danificado.
11. Estabelecer uma convivência cordial com todos os participantes da comunidade escolar (direção, professores, colegas, servidores e pais).
12. Não ausentar-se da sala sem autorização do professor, bem como entrar em sala após o inicio das aulas sem justificativa.
13. PROIBIDO portar cigarros, bebidas, drogas ou qualquer tipo de armas nas dependências da escola.
14. Uso obrigatório do uniforme escolar a ser adquirido na escola de matricula do aluno.
15. PROIBIDO uso de roupas curtas e transparentes nas dependências da escola.
16. PROIBIDO uso de aparelhos eletro-eletrônicos, tais como (celular, walkman, MP3 entre outros).
17. PROIBIDO uso de bonés, boinas e toucas, sendo admitidos em casos excepcionais a serem discutidos e autorizados pela Direção da escola.
18. CONSERVAR os livros didáticos recebidos no inicio do ano letivo.
HORÁRIO DE ENTRADA/LANCHE/SAÍDA
HORÁRIO ENTRADA LANCHE SAÍDA
MATUTINO 7h15 9h30 12h15
VESPERTINO 12h45 14h30 17h45
NOTURNO 19h 21h 22h15
OBSERVAÇÕES
1. Haverá uma tolerância de 15 minutos para entrada dos alunos, sendo de inteira responsabilidade dos pais o cumprimento dos horários estabelecidos pela escola.
2. Serão eventualmente autorizadas saídas antecipadas de alunos, desde que, comunicadas ao professor e a supervisão pedagógica da escola, que avaliará o caso. O pai ou o responsável autorizado pela família deverá assinar um documento fundamentando a justificativa da saída e da ciência de sua responsabilidade.
FUNCIONAMENTO E REGULAMENTO DA ESCOLA
1. A escola não se responsabilizará pelas perdas de objetos dos alunos, tais como: dinheiro, celular, material escolar, blusas entre outros.
2. Os professores só poderão atender aos pais no horário da coordenação.
3. Haverá reuniões bimestrais de pais e professores, agendadas com antecedência, para apresentação dos rendimentos dos alunos.
4. Os livros didáticos serão entregues aos alunos no inicio do ano letivo, de maneira que os mesmos os conservem durante o ano letivo, pois este serão devolvido antes do termino das aulas.
5. Fica terminantemente proibida a presença de crianças em sala de aula, portadoras de doenças infectam-contagiosas (conjuntivite, catapora, sarampo, gripes, hepatites e outras); devendo a família apresentar o ATESTADO MÉDICO a ser entregue ao professor.
6. Em caso de acidentes com o aluno(a) a família será imediatamente comunicada sobre o ocorrido e a escola acionará o SAMU, nos casos mais graves.(atualizar telefone e endereço na secretaria da escola)
7. Quando da ocorrência de saída dos alunos da escola para passeios (teatro, cinema) será enviada circular e autorização aos pais, condição indispensável para a participação da criança..
8. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Direção da Escola
ATENÇÃO!!!!!!!
A participação contínua e efetiva dos pais é fundamental ao sucesso dos objetivos educacionais propostos pela escola, sendo, portanto indispensável o estreitamento de um vinculo definido no dia-a-dia entre instituição e família. Dessa forma, poderá a família estar presente de diversas maneiras, quando não pessoalmente, por meio de bilhetes, telefonemas para escola ou mesmo agendamento de encontro nas coordenações dos docentes. É importante ainda o acompanhamento dos bilhetes e anotações nos cadernos das crianças enviadas pelos professores, assim como o seu retorno, dando ciência do fato.
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