Não se pode falar de educação sem amor

Paulo Freire

terça-feira, 28 de julho de 2009

Projeto Acelera

Desenvolvido em Parceria com a Coordenação do Ciência em Foco, o projeto foi realizado no 2º semestre letivo e teve como turma piloto os alunos da Turma de Aceleração.

Professores responsáveis

Aretusa e Vander
Turma de Acelera
Projeto Acelera Brasil
Brasília/2009





-Versão Inicial da maquete desenvolvida









Justificativa
Surge com a necessidade, de através da experimentação, manipulação e visualização contextualizada de modelos científicos construídos pelos alunos, demonstrar o funcionamento de uma casa iluminada, bem como as relações de consumo, sustentabilidade e ecologia prática envolvidas no nosso dia-a-dia. Visa a curto e médio prazo construir uma identidade ecológica para a escola e comunidade como um todo e ao mesmo tempo aproximar conceitos científicos com as utilizações praticas de eletricidade e conquistas cientificas realizadas ao longo do processo de desenvolvimento cultural e cientifico da humanidade.

Objetivo Geral

Aproximar o aluno do universo científico, bem como dos resultados práticos da produção tecnológica, criando vínculos e relacionando os interesses do aluno na pesquisa, na elaboração e na manipulação de conhecimento cientifico, como forma de estabelecer dentro de nossa comunidade educacional uma crescente preocupação com a produção cientifica e seus resultados em detrimento da degradação do ambiente natural.

Objetivos Específicos

- Criar condições de uma efetiva inter-relação do aluno com a ciência;
- Incentivar a utilização de conhecimentos científicos como forma de modificação da realidade natural;
- Aproximar o conhecimento cientifica teórico dos produtos científicos da realidade prática;
- Demonstrar através da experimentação a importância e a necessidade da racionalização de energia e água em beneficio da natureza;
- Tornar possível o crescimento e o desenvolvimento de uma consciência ecológica sustentável em face da produção industrial e tecnológica.
- Introduzir conceitos holísticos e ecológicos como forma de criar percepções do planeta terra com um organismo vivo e em crescente processo de mudança provocado pela ação humana.

Metodologia

O projeto estabelece um conjunto de iniciativas operacionais e pedagógicas que possibilita ao corpo discente desta unidade de ensino, interagir com o universo cientifico e metodológico através da construção de modelos científicos via confecção de pequenas casas iluminadas, conforme modelo previsto no projeto ciência em foco. Em etapa posterior, será construído um único modelo daquele já estabelecido, com alteração e adaptação relacionadas a tamanho e particularidades, onde por meio de uma maquete em tamanho grande de uma casa iluminada, serão ministradas aulas demonstrativas, em todas as turmas, envolvendo conteúdos relacionados a eletricidade, geometria, geografia, história e português, que conforme previsto deverão envolver seus objetivos e metas com a estrutura geral do projeto Agrovila ecológica.

Visando estabelecer links conceituais com o contexto ecológico e ambiental tão amplamente discutidos nas mídias, o projeto prevê ainda que a maquete citada, seja construída com materiais e reciclados e de acordo com o conceito de casa ecologicamente correta, como forma de criar vinculo discursivo nas aulas e seus desdobramentos.


Habilidades

- Ciências
- Matemática
- Geografia/História
- Português

Transversalidade

- Ecologia e Holismo
- Produção e consumo
- Meio Ambiente e Sustentabilidade


Desenvolvimento

1ª etapa – Consumo de Energia e Água

Após o desenvolvimento das atividades previstas para o projeto Ciência em foco e o planejamento da “Casa Ecológica Iluminada”, será realizada uma pesquisa estatística a respeito do consumo de água e energia na casa dos alunos de toda a escola. O professor deverá prestar orientações a respeito das características das contas de água e luz, bem como orientar os alunos a verificarem alguns Itens destas faturas.

A – O consumo de energia em kw/mês
B – O valor de cada Kw
C – O Custo por mês do consumo de energia elétrica
D – O consumo de água em litros
E – O valor de cada litro
F – O custo por mês do consumo de água


2ª Etapa - Coleta de dados

Esta etapa será realizada pelos alunos da turma Acelera, que recolherão as informações junto às outras séries e organizarão em tabelas e gráficos as informações referentes aos itens das faturas de água e luz de todos os alunos da escola. Os alunos deverão estar devidamente identificados e com material (prancheta e tabelas) de coleta de dados. Por outro lado os alunos das outras turmas deverão ser orientados a colher estas informações com o pais para compor o total de dados na escola, e juntamente com o professor de sua turma fornecer os dados aos pesquisadores que de acordo com um cronograma especifico, irão passar em cada turma colhendo os dados relativos ao consumo de energia e água.

Anexo 1: Tabelas de coleta de Dados de consumo de energia elétrica
Escola Classe São Sebastião - Projeto Agrovila Ecológica
Pesquisador Turma Professor Turno
DADOS DA FATURA DE ENERGIA ELÉTRICA
Aluno A – O consumo de energia em kw/mês B – O valor de cada Kw C – Valor da conta
Anterior Atual

Anexo 2 - Tabelas de coleta de Dados de consumo de água
Escola Classe São Sebastião - Projeto Agrovila Ecológica
Pesquisador Turma Professor Turno
DADOS DA FATURA DE ÁGUA
Aluno D – O consumo de água em litros E – O valor de cada litro F – Valor da conta
Anterior Atual


3ª Etapa – Informação

Após a coleta de dados das faturas de água e luz de todos os alunos da escola, os dados serão tabelados na forma de gráfico, de forma a compor um conjunto de informações que serão repassadas aos alunos (essa etapa poderá ser realizada de duas formas: Em atividade coletiva por meio de data show para todos alunos divididos em turno ou por cada professor em sua turma, com o objetivo de trabalhar matemática, geografia, história e português conforme tabela de habilidades). Caso o professor trabalhe individualmente, lhe será fornecido uma tabela com dados gráficos referentes ao consumo de água e luz da casa de todos os alunos, ou de outra forma, um dos alunos da turma (o pesquisador) de acelera apresentará os dados na turma em que fez a pesquisa.


4ª Etapa – Construção da Casa Iluminada

Esta etapa será realizada exclusivamente por alunos da turma de Acelera e deverá contar com o acompanhamento tanto dos professores responsáveis pelo projeto quanto da direção da escola. Consiste na construção de uma casa iluminada:

Procedimento

1 – Material reciclado
2 – Procedimentos de montagem
3 – Estrutura elétrica
4 – Conceitos Ecológicos,
5 – Apresentação de conceitos

Estrutura Geral (esqueleto)



Dimensões: 200cm (b) x 120cm (a) x 100cm (C)

Material:
• 6 tarugos (3x1) com 120 cm (a)
• 6 tarugos (3x1) com 200 cm (b)
• 6 tarugos (3x1) com 100 cm (c)
• 30 parafusos finos de rosca grossa (3cm de comprimento)
• Lixa para madeira
• Tinta ou verniz (1l)

Paredes A, B e C
Dimensões das paredes equivalentes A, B e C ( 100cm x 120cm)
Material:
• 80 caixinhas de leite vazia para cada parede (16,5cm x 9,5cm) – 250 caixinhas ao todo aproximadamente.
• Bastão de Cola quente
• Tinta acrílica Branca (galão de 3 litros)
Observação: Utiliza-se os mesmas medidas e os mesmos materiais para as três paredes simétricas respectivamente A, B e C.

Parede D

Dimensões da parede D ( 200cm x 120cm)
Material:
• 160 caixinhas de leite vazia (16,5cm x 9,5cm)
• Bastão de Cola quente
• Tinta acrílica Branca (galão de 3 litros)

Térreo (E), 1º Piso(F) e Forro (G)
Dimensões do Assoalho e do Forro ( 200cm x 100cm)
Material:
• 2 folhas de Maderite ou MDF com 200cm x 100cm x 1cm
• 30 Parafusos com rosca grossa de 2cm de comprimento

Telhado (G)

Dimensões do Teto:
2 placas ( 150cm x 100cm) e Cumeeira com 40 cm de altura
Material:
• 2 placas de 150cm x 100cm confeccionadas com material reciclado
• Cola branca e tinta
• 4 tarugos de 150 cm
• 4 tarugos de 100 cm
• 2 tarugos de 40 cm
• Parafusos
• Garrafa pet

Material referente à parte Elétrica
1) Fiação
Fio vermelho (10 m aproximadamente)
Fio preto (10 m aproximadamente)
2) Lâmpadas 40 w de 12 volts - 12 unidades
3) Interruptores - 12 unidades
4) Tomadas - 16 unidades
5) Bocais - 12 unidades
4) Outros - Bateria automotiva de 12 volts
Conectores para bateria

Disjuntor para circuito de 12 volts

etc



Material de consumo e ferramentas

Material de Consumo Ferramentas

- Fita isolante

- Cola branca, quente, de isopor e superbonder

- Durepox

- Fita adesiva

- Tinta branca, marrom e outras

- Lixa para madeira

- Pincéis grandes e médios

- Rolinhos para tinta acrílica

- Alicate

- Furadeira

- Jogo de chave de fenda

- Martelo

- Maquita

- outros



Mobiliário por Ambiente da Casa

Térreo

1 – Cozinha 2 – Sala 3 – Escritório 4 - Área de serviço

Geladeira

Fogão

Mesa

Armário

Microondas

Liquidificador

Torradeira

Sanduicheira Sofá

Estante

TV

Som

DVD

Ventilador Computador e impressora

Fax

Luminária

Carregador de celular e de pilha

Armário Máquina de lavar

Tanquinho

Aspirador de pó

Ferro elétrico

1º Piso

5 – Corredor 6 – Quarto de Casal 7 – Banheiro 8 – Quarto de Solteiro

Telefone sem fio

Campanha

Carregador de cel.

Armário Cama de casal

Guarda roupa

TV e Som

DVD

Circulador de ar Chuveiro

Secador de cabelo

Chapinha

Barbeador elétrico Cama

Guarda roupa

Computador de mesa

Playstation

Carregador de celular



Lista Geral de Materiais

Material Elétrico (comprar)

• Fiação: Fio vermelho (10 m aproximadamente); Fio preto (10 m aproximadamente)

• Lâmpadas 40 w de 12 volts: 12 unidades

• Interruptores: 12 unidades

• Tomadas: 16 unidades

• Bocais: 12 unidades

• Outros: Bateria automotiva de 12 volts; Conectores para bateria; Disjuntor para circuito de 12 volts.



Material da Estrutura (Comprar)

• 4 tarugos de 150 cm

• 4 tarugos de 100 cm

• 2 tarugos de 40 cm

• 6 tarugos (3x1) com 120 cm (a)

• 6 tarugos (3x1) com 200 cm (b)

• 6 tarugos (3x1) com 100 cm (c)

• Tinta acrílica Branca, marrom e verde (galão de 3 litros cada)

• Bastões de Cola quente

• 50 parafusos finos de rosca grossa (3 cm de comprimento)

• Lixa para madeira

• Banner Publicitário (120cm x 180 cm) – R$ 60,00

Material da Estrutura (Reciclado)

• 300 caixinhas de leite vazia (16,5cm x 9,5cm)

• 100 garrafa pet 1,5l

• Papelão

Observação: A lista consta uma quantidade parcial e inicial de materiais a serem utilizados na confecção da Casa Ecológica. Outras necessidades deverão ser atendidas no decorrer do processo de construção, em virtude das variáveis próprias de um projeto com estas peculiaridades.



5ª Etapa – Apresentação da casa e aulas expositivas por alunos do acelera

Serão ministradas aulas em todas as turmas da escola por alunos do projeto acelera, onde os mesmos deverão apresentar os conceitos da maquete, bem como explorar com ajuda do professor responsável pelo projeto, as relações ecológicas, ambientais e holísticas envolvidas no projeto, além de que cada aluno participante do Projeto, irá plantar uma árvore nos arredores da Escola. Cada aluno será dono da árvore plantada, bem como deverá ter o seu nome fixado na mesma. (Sub-projeto a ser Anexado).



6ª Etapa – Etapa Final

Em um momento cívico, os alunos receberão um certificado de Dono da Árvore. Será premiado além disso, com um certificado ecológico, (feito em papel reciclado, entregue em sessão solene) o aluno de cada turma, que após a coleta de dados e comprovação via fatura, demonstrar ter alcançado o menor consumo de água e de energia elétrica no mês em sua casa..



Avaliação



Será realizada ao longo do processo de desenvolvimento de cada etapa, através de continua observação da participação e interação de todos os alunos, bem como da aquisição por parte destes, das habilidades e competências relativas a cada um dos objetivos propostos.



Conclusão



Deve abordar uma ampla gama de percepções em torno do que foi construído e elaborado pelos alunos acerca do conceito de eletricidade, ecologia, meio ambiente e sustentabilidade.



Cronograma



O projeto será realizado durante 1 (um) mês letivo, em etapas subsequentes conforme etapas previstas na tabela abaixo:

Etapa do Projeto Data

1ª e 2ª etapa 1ª semana – Início do Módulo de Eletricidade do Ciência em Foco nas Turmas do Acelera

3ª e 4ª etapa 2ª semana -

5ª etapa 3ª semana

6ª etapa final 4ª semana





Anexos





Anexo 1a e 1b - Tabelas de Coleta de dados

Anexo 2 - Gráficos de consumo por turma

Anexo 3 - Gráficos de consumo geral por aluno

Anexo 4 – Planta e croqui da maquete iluminada

Anexo 5 – Certificado de turma Ecológica



Anexo 6 – Certificado aluno Ecológico

Anexo 7 – Fotografias e vídeos

Anexo 8 – Trabalhos individuais realizados

Anexo 9 – Faturas de menor e maior consumo

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escola.agrovila@gmail.com