Professores responsáveis
Aretusa e Vander
Turma de Acelera
Projeto Acelera Brasil
Brasília/2009
-Versão Inicial da maquete desenvolvida
Justificativa
Surge com a necessidade, de através da experimentação, manipulação e visualização contextualizada de modelos científicos construídos pelos alunos, demonstrar o funcionamento de uma casa iluminada, bem como as relações de consumo, sustentabilidade e ecologia prática envolvidas no nosso dia-a-dia. Visa a curto e médio prazo construir uma identidade ecológica para a escola e comunidade como um todo e ao mesmo tempo aproximar conceitos científicos com as utilizações praticas de eletricidade e conquistas cientificas realizadas ao longo do processo de desenvolvimento cultural e cientifico da humanidade.
Objetivo Geral
Aproximar o aluno do universo científico, bem como dos resultados práticos da produção tecnológica, criando vínculos e relacionando os interesses do aluno na pesquisa, na elaboração e na manipulação de conhecimento cientifico, como forma de estabelecer dentro de nossa comunidade educacional uma crescente preocupação com a produção cientifica e seus resultados em detrimento da degradação do ambiente natural.
Objetivos Específicos
- Criar condições de uma efetiva inter-relação do aluno com a ciência;
- Incentivar a utilização de conhecimentos científicos como forma de modificação da realidade natural;
- Aproximar o conhecimento cientifica teórico dos produtos científicos da realidade prática;
- Demonstrar através da experimentação a importância e a necessidade da racionalização de energia e água em beneficio da natureza;
- Tornar possível o crescimento e o desenvolvimento de uma consciência ecológica sustentável em face da produção industrial e tecnológica.
- Introduzir conceitos holísticos e ecológicos como forma de criar percepções do planeta terra com um organismo vivo e em crescente processo de mudança provocado pela ação humana.
Metodologia
O projeto estabelece um conjunto de iniciativas operacionais e pedagógicas que possibilita ao corpo discente desta unidade de ensino, interagir com o universo cientifico e metodológico através da construção de modelos científicos via confecção de pequenas casas iluminadas, conforme modelo previsto no projeto ciência em foco. Em etapa posterior, será construído um único modelo daquele já estabelecido, com alteração e adaptação relacionadas a tamanho e particularidades, onde por meio de uma maquete em tamanho grande de uma casa iluminada, serão ministradas aulas demonstrativas, em todas as turmas, envolvendo conteúdos relacionados a eletricidade, geometria, geografia, história e português, que conforme previsto deverão envolver seus objetivos e metas com a estrutura geral do projeto Agrovila ecológica.
Visando estabelecer links conceituais com o contexto ecológico e ambiental tão amplamente discutidos nas mídias, o projeto prevê ainda que a maquete citada, seja construída com materiais e reciclados e de acordo com o conceito de casa ecologicamente correta, como forma de criar vinculo discursivo nas aulas e seus desdobramentos.
Habilidades
- Ciências
- Matemática
- Geografia/História
- Português
Transversalidade
- Ecologia e Holismo
- Produção e consumo
- Meio Ambiente e Sustentabilidade
Desenvolvimento
1ª etapa – Consumo de Energia e Água
Após o desenvolvimento das atividades previstas para o projeto Ciência em foco e o planejamento da “Casa Ecológica Iluminada”, será realizada uma pesquisa estatística a respeito do consumo de água e energia na casa dos alunos de toda a escola. O professor deverá prestar orientações a respeito das características das contas de água e luz, bem como orientar os alunos a verificarem alguns Itens destas faturas.
A – O consumo de energia em kw/mês
B – O valor de cada Kw
C – O Custo por mês do consumo de energia elétrica
D – O consumo de água em litros
E – O valor de cada litro
F – O custo por mês do consumo de água
2ª Etapa - Coleta de dados
Esta etapa será realizada pelos alunos da turma Acelera, que recolherão as informações junto às outras séries e organizarão em tabelas e gráficos as informações referentes aos itens das faturas de água e luz de todos os alunos da escola. Os alunos deverão estar devidamente identificados e com material (prancheta e tabelas) de coleta de dados. Por outro lado os alunos das outras turmas deverão ser orientados a colher estas informações com o pais para compor o total de dados na escola, e juntamente com o professor de sua turma fornecer os dados aos pesquisadores que de acordo com um cronograma especifico, irão passar em cada turma colhendo os dados relativos ao consumo de energia e água.
Anexo 1: Tabelas de coleta de Dados de consumo de energia elétrica
Escola Classe São Sebastião - Projeto Agrovila Ecológica
Pesquisador Turma Professor Turno
DADOS DA FATURA DE ENERGIA ELÉTRICA
Aluno A – O consumo de energia em kw/mês B – O valor de cada Kw C – Valor da conta
Anterior Atual
Anexo 2 - Tabelas de coleta de Dados de consumo de água
Escola Classe São Sebastião - Projeto Agrovila Ecológica
Pesquisador Turma Professor Turno
DADOS DA FATURA DE ÁGUA
Aluno D – O consumo de água em litros E – O valor de cada litro F – Valor da conta
Anterior Atual
3ª Etapa – Informação
Após a coleta de dados das faturas de água e luz de todos os alunos da escola, os dados serão tabelados na forma de gráfico, de forma a compor um conjunto de informações que serão repassadas aos alunos (essa etapa poderá ser realizada de duas formas: Em atividade coletiva por meio de data show para todos alunos divididos em turno ou por cada professor em sua turma, com o objetivo de trabalhar matemática, geografia, história e português conforme tabela de habilidades). Caso o professor trabalhe individualmente, lhe será fornecido uma tabela com dados gráficos referentes ao consumo de água e luz da casa de todos os alunos, ou de outra forma, um dos alunos da turma (o pesquisador) de acelera apresentará os dados na turma em que fez a pesquisa.
4ª Etapa – Construção da Casa Iluminada
Esta etapa será realizada exclusivamente por alunos da turma de Acelera e deverá contar com o acompanhamento tanto dos professores responsáveis pelo projeto quanto da direção da escola. Consiste na construção de uma casa iluminada:
Procedimento
1 – Material reciclado
2 – Procedimentos de montagem
3 – Estrutura elétrica
4 – Conceitos Ecológicos,
5 – Apresentação de conceitos
Estrutura Geral (esqueleto)
Dimensões: 200cm (b) x 120cm (a) x 100cm (C)
Material:
• 6 tarugos (3x1) com 120 cm (a)
• 6 tarugos (3x1) com 200 cm (b)
• 6 tarugos (3x1) com 100 cm (c)
• 30 parafusos finos de rosca grossa (3cm de comprimento)
• Lixa para madeira
• Tinta ou verniz (1l)
Paredes A, B e C
Dimensões das paredes equivalentes A, B e C ( 100cm x 120cm)
Material:
• 80 caixinhas de leite vazia para cada parede (16,5cm x 9,5cm) – 250 caixinhas ao todo aproximadamente.
• Bastão de Cola quente
• Tinta acrílica Branca (galão de 3 litros)
Observação: Utiliza-se os mesmas medidas e os mesmos materiais para as três paredes simétricas respectivamente A, B e C.
Parede D
Dimensões da parede D ( 200cm x 120cm)
Material:
• 160 caixinhas de leite vazia (16,5cm x 9,5cm)
• Bastão de Cola quente
• Tinta acrílica Branca (galão de 3 litros)
Térreo (E), 1º Piso(F) e Forro (G)
Dimensões do Assoalho e do Forro ( 200cm x 100cm)
Material:
• 2 folhas de Maderite ou MDF com 200cm x 100cm x 1cm
• 30 Parafusos com rosca grossa de 2cm de comprimento
Telhado (G)
Dimensões do Teto:
2 placas ( 150cm x 100cm) e Cumeeira com 40 cm de altura
Material:
• 2 placas de 150cm x 100cm confeccionadas com material reciclado
• Cola branca e tinta
• 4 tarugos de 150 cm
• 4 tarugos de 100 cm
• 2 tarugos de 40 cm
• Parafusos
• Garrafa pet
Material referente à parte Elétrica
1) Fiação
Fio vermelho (10 m aproximadamente)
Fio preto (10 m aproximadamente)
2) Lâmpadas 40 w de 12 volts - 12 unidades
3) Interruptores - 12 unidades
4) Tomadas - 16 unidades
5) Bocais - 12 unidades
4) Outros - Bateria automotiva de 12 volts
Conectores para bateria
Disjuntor para circuito de 12 volts
etc
Material de consumo e ferramentas
Material de Consumo Ferramentas
- Fita isolante
- Cola branca, quente, de isopor e superbonder
- Durepox
- Fita adesiva
- Tinta branca, marrom e outras
- Lixa para madeira
- Pincéis grandes e médios
- Rolinhos para tinta acrílica
- Alicate
- Furadeira
- Jogo de chave de fenda
- Martelo
- Maquita
- outros
Mobiliário por Ambiente da Casa
Térreo
1 – Cozinha 2 – Sala 3 – Escritório 4 - Área de serviço
Geladeira
Fogão
Mesa
Armário
Microondas
Liquidificador
Torradeira
Sanduicheira Sofá
Estante
TV
Som
DVD
Ventilador Computador e impressora
Fax
Luminária
Carregador de celular e de pilha
Armário Máquina de lavar
Tanquinho
Aspirador de pó
Ferro elétrico
1º Piso
5 – Corredor 6 – Quarto de Casal 7 – Banheiro 8 – Quarto de Solteiro
Telefone sem fio
Campanha
Carregador de cel.
Armário Cama de casal
Guarda roupa
TV e Som
DVD
Circulador de ar Chuveiro
Secador de cabelo
Chapinha
Barbeador elétrico Cama
Guarda roupa
Computador de mesa
Playstation
Carregador de celular
Lista Geral de Materiais
Material Elétrico (comprar)
• Fiação: Fio vermelho (10 m aproximadamente); Fio preto (10 m aproximadamente)
• Lâmpadas 40 w de 12 volts: 12 unidades
• Interruptores: 12 unidades
• Tomadas: 16 unidades
• Bocais: 12 unidades
• Outros: Bateria automotiva de 12 volts; Conectores para bateria; Disjuntor para circuito de 12 volts.
Material da Estrutura (Comprar)
• 4 tarugos de 150 cm
• 4 tarugos de 100 cm
• 2 tarugos de 40 cm
• 6 tarugos (3x1) com 120 cm (a)
• 6 tarugos (3x1) com 200 cm (b)
• 6 tarugos (3x1) com 100 cm (c)
• Tinta acrílica Branca, marrom e verde (galão de 3 litros cada)
• Bastões de Cola quente
• 50 parafusos finos de rosca grossa (3 cm de comprimento)
• Lixa para madeira
• Banner Publicitário (120cm x 180 cm) – R$ 60,00
Material da Estrutura (Reciclado)
• 300 caixinhas de leite vazia (16,5cm x 9,5cm)
• 100 garrafa pet 1,5l
• Papelão
Observação: A lista consta uma quantidade parcial e inicial de materiais a serem utilizados na confecção da Casa Ecológica. Outras necessidades deverão ser atendidas no decorrer do processo de construção, em virtude das variáveis próprias de um projeto com estas peculiaridades.
5ª Etapa – Apresentação da casa e aulas expositivas por alunos do acelera
Serão ministradas aulas em todas as turmas da escola por alunos do projeto acelera, onde os mesmos deverão apresentar os conceitos da maquete, bem como explorar com ajuda do professor responsável pelo projeto, as relações ecológicas, ambientais e holísticas envolvidas no projeto, além de que cada aluno participante do Projeto, irá plantar uma árvore nos arredores da Escola. Cada aluno será dono da árvore plantada, bem como deverá ter o seu nome fixado na mesma. (Sub-projeto a ser Anexado).
6ª Etapa – Etapa Final
Em um momento cívico, os alunos receberão um certificado de Dono da Árvore. Será premiado além disso, com um certificado ecológico, (feito em papel reciclado, entregue em sessão solene) o aluno de cada turma, que após a coleta de dados e comprovação via fatura, demonstrar ter alcançado o menor consumo de água e de energia elétrica no mês em sua casa..
Avaliação
Será realizada ao longo do processo de desenvolvimento de cada etapa, através de continua observação da participação e interação de todos os alunos, bem como da aquisição por parte destes, das habilidades e competências relativas a cada um dos objetivos propostos.
Conclusão
Deve abordar uma ampla gama de percepções em torno do que foi construído e elaborado pelos alunos acerca do conceito de eletricidade, ecologia, meio ambiente e sustentabilidade.
Cronograma
O projeto será realizado durante 1 (um) mês letivo, em etapas subsequentes conforme etapas previstas na tabela abaixo:
Etapa do Projeto Data
1ª e 2ª etapa 1ª semana – Início do Módulo de Eletricidade do Ciência em Foco nas Turmas do Acelera
3ª e 4ª etapa 2ª semana -
5ª etapa 3ª semana
6ª etapa final 4ª semana
Anexos
Anexo 1a e 1b - Tabelas de Coleta de dados
Anexo 2 - Gráficos de consumo por turma
Anexo 3 - Gráficos de consumo geral por aluno
Anexo 4 – Planta e croqui da maquete iluminada
Anexo 5 – Certificado de turma Ecológica
Anexo 6 – Certificado aluno Ecológico
Anexo 7 – Fotografias e vídeos
Anexo 8 – Trabalhos individuais realizados
Anexo 9 – Faturas de menor e maior consumo
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