Não se pode falar de educação sem amor

Paulo Freire

Justificativa

O conhecimento a ser trabalhado na escola deve possibilitar ao aluno o domínio do conhecimento historicamente construído e atualizado numa perspectiva de organização social, assegurando que o aluno tenha condições de ler o mundo, compreender as determinações desta sociedade. O acesso a esta modalidade é condição básica para a cidadania, qualidade de vida e realização humana, apontando para um determinado conceito de sociedade, homem, educação cultural e mundo.



A equipe quer trabalhar numa perspectiva de qualidade educativa como sendo um conjunto de propósitos, de delineamento, de diretrizes e de estratégias que conduzem o processo educativo. A escola tem a função de formar cidadãos críticos, autônomos e criativos, frente a situações individuais e coletivas presentes no cotidiano, através do desenvolvimento integral das potencialidades humanas. Assim, precisa se empenhar na construção de uma prática pedagógica que priorize o ensino do conhecimento científico aliado á compreensão histórica do contexto que o produziu, valorizando também os diferentes sentidos que cada sujeito pode atribuir-lhes.



“A educação escolar é uma prática que tem a função de criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e de participação em relações sociais, políticas e culturais diversificadas e cada vez mais amplas, condições estas fundamentais para o exercício da cidadania na construção de uma sociedade democrática e não excludente” (Parâmetros Curriculares Nacionais, MEC-DEF, 1998,p.32).É nessa perspectiva que a escola vai se posicionar frente á exigência social abordando conteúdos que não fazem parte dos objetivos específicos de uma disciplina, mas todas as áreas do conhecimento. É o caso de temas como tecnologia, pluralidade, sexualidade, ética consciência ambiental, contextualização e interdisciplinaridade, valorizando a realidade e a história do aluno fora da escola.



Hoje entende-se que a prática pedagógica deve estar apoiada nos princípios da interdisciplinaridade e da transversalidade. A ausência desse enfoque compromete a qualidade da aprendizagem dos alunos e não colabora para sua emancipação. A escola necessita preocupar-se com os alunos estabelecem a partir dos conhecimentos que constroem, desvendando significados sociais, de modo que estejam preparados para abandonar a atitude contemplativa que tem marcado a prática social da grande maioria das pessoas. A quantidade de informações pode ser vista como produto e tem valor circunstancial. Já conhecimento interdisciplinar assume condição de processo mediador entre o sujeito e o mundo, como intervenção sócio-cultural.