Não se pode falar de educação sem amor

Paulo Freire

Metas e Estratégias

METAS


1.Valorizar as relações sociais entre as pessoas como respeito mútuo, justiça, dialogo, liberdade e amor;

2.Organizar a rotina da escola;

3.Estimular nos professores a utilização de recursos de informações variadas nas salas e nas atividades em geral;

4.Estimular o interesse pela aquisição de informações;

5.Acompanhar desde o inicio do ano letivo os alunos com dificuldade de aprendizagem;

6.Zelar, junto aos pais ou responsáveis pela freqüência dos alunos à escola;

7.Firmar parcerias com pessoas da comunidade para ampliar nosso programa de atendimento aos alunos e para melhoria da escola;

8.Criar no aluno o gosto pela leitura, aproximando o livro da criança e criando um ambiente diferente;

9.Buscar apoio da Policia Militar e conselho Tutelar;

10.Assegurar a formação comum indispensável para o exercício da cidadania;

11.Fornecer meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores;

12.Assegurar o respeito aos valores culturais, artísticos, nacionais e regionais;

13.Propor um Plano de melhoria baseado nas analises de auto – avaliação, a fim de superar os desafios identificados e aprimorar os processos e seu resultado;

14.Elevar o aproveitamento, aprovação, permanência, sucesso dos alunos e melhoria continua da aprendizagem, tudo devidamente comprovado por gráficos e tabelas com a evolução dos dados a partir de 2008;

15.Assegurar a melhoria dos resultados de desempenho da escola – rendimento e freqüência;

16.Valorizar as experiências extras – escolar;

17.Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

18.Zelar pelo atendimento aos educandos com necessidades especiais;

19.Reduzir para no mínimo 10% a distorção idade-série iniciais do ensino fundamental;

20.Criar projeto “Sala de leitura” especifico para o EJA;

21.Buscar desenvolver a auto-estima e reduzir para no mínimo 3% a taxa de abandono de todos os alunos da EJA;

22.Fazer encontros com os alunos a cada dois meses, depois reunião geral com os professores e coordenador da EJA para definir plano de ação a ser aplicado;

23.Adotar estratégias de visitas a cada família dos alunos infrequentes e com dificuldades de aprendizagem, fazendo o relatório da sua historia de vida

24.Promover capacitação, dentro da escola , para o professor;

25.Sistema continuo de acompanhamento;

26.Sondar as turmas, verificando nestas a existência de alunos com necessidades educacionais especiais;

27.Avaliar/atendimento de alunos encaminhados;

28.Acompanhar os alunos defasados;

29.Acompanhar os Estudos de Caso dos alunos inclusos;

30.Verificar as pastas dos alunos atendidos e avaliados.


ESTRATEGIAS

1.Socialização em palestras com temas da realidade;

2.Reuniões com problematização, para a tomada de decisões;

3.Proporcionar cursos e palestras para o enriquecimento dos saberes;

4.Realização de exposições de trabalhos voltados a realidade da comunidade;

5.Aprender e se preparem para resolver problemas relativos a sua futura profissão em ciclos de estudo, lembrando que a busca das origens é fundamental para essa inspiração;

6.Encontros mensais para problematização da evasão;

7.Realização de palestras junto a comunidade e representantes da segurança no DF;

8.Interagir com a cultura sistematizada de forma ativa em espaços culturais, como principal ator do processo de construção do conhecimento junto a comunidade;

9.Trabalhar intencionalmente com problemas em reuniões para o desenvolvimento dos processos de ensinar e aprender, adquirindo o respeito mútuo;

10.Apresentação de teatros para enriquecer o aprendizado dos alunos, esclarecendo que podemos aprender brincando;

11.Levantamento de dados, através de questionários para expor nas palestras junto a comunidade o que quero pra mim e o mesmo que devo propor ao próximo;

12.Teatros para melhorar o nível de auto – conhecimento, fornecendo elementos para tomar decisões em relação aos resultados encontrados;

13.Grupos de estudos junto à família de alunos problemas (freqüência / rendimento), agindo como parceiros nas ações desenvolvidas e dos cidadãos formados, para melhor solucionar as questões mais relevantes;

14.Proporcionar cursos e palestras e ciclos de estudos para a transformação e enriquecimento dos saberes dos docentes em relação às competências e habilidades, a serem trabalhadas (PCN’s e currículo);

15.Preparar o exercício da cidadania na família, inspirando os princípios e os ideais de solidariedade humana;

16. Propiciar o pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;

17.Valorizar as experiências extra-escolares;

18.Atender os educandos com necessidades especiais, preferencialmente nas turmas de ensino regular;

19.Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;

20.Informar aos pais sobre a freqüência e rendimento dos seus filhos;

21.Colaborar com atividades de articulação da escola com as famílias e comunidade;

22.Proporcionar reuniões e oficinas realizadas pela equipe de apoio à aprendizagem, com a participação do corpo docente e direção;

23.Apresentar projetos com adequações aos alunos com deficiência;

24.Auxiliar o coordenador pedagógico na elaboração de atividades e confecção de material didático pedagógico, bem como as adaptações necessárias a cada aluno;

25.Eventos – culminar estudos e projetos;

26.Promover capacitação, dentro da escola, para o professor;

27.Sistema contínuo de acompanhamento;

28.Diálogos diários, inspirando a liberdade de expressão;

29.Exposições e feiras culturais, articulando a heterogeneidade cultural e ideológica dos alunos;

30.Preparação de palestras, oficinas, com o corpo docente, para expor experiências do cotidiano, como trabalho, convivência, lazer, família, amor, festas, esporte, valorizando e enriquecendo o ensino/aprendizagem dos alunos/professor;

31.Preparação dos professores através de cursos para a educação inclusiva;

32.Promover atividades de reforço de forma lúdica, para o melhor rendimento do aluno.

33.Propor reuniões para conexão escola/comunidade/família, estabelecendo estratégias diferenciadas;

34.Visitas a ambientes e espaços que destaquem o valor do trabalho individual e grupal (museus, feiras, exposições);

35.Levantamento sistematizado das condições de infra-estrutura da comunidade (pesquisa).