METAS
1.Valorizar as relações sociais entre as pessoas como respeito mútuo, justiça, dialogo, liberdade e amor;
2.Organizar a rotina da escola;
3.Estimular nos professores a utilização de recursos de informações variadas nas salas e nas atividades em geral;
4.Estimular o interesse pela aquisição de informações;
5.Acompanhar desde o inicio do ano letivo os alunos com dificuldade de aprendizagem;
6.Zelar, junto aos pais ou responsáveis pela freqüência dos alunos à escola;
7.Firmar parcerias com pessoas da comunidade para ampliar nosso programa de atendimento aos alunos e para melhoria da escola;
8.Criar no aluno o gosto pela leitura, aproximando o livro da criança e criando um ambiente diferente;
9.Buscar apoio da Policia Militar e conselho Tutelar;
10.Assegurar a formação comum indispensável para o exercício da cidadania;
11.Fornecer meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores;
12.Assegurar o respeito aos valores culturais, artísticos, nacionais e regionais;
13.Propor um Plano de melhoria baseado nas analises de auto – avaliação, a fim de superar os desafios identificados e aprimorar os processos e seu resultado;
14.Elevar o aproveitamento, aprovação, permanência, sucesso dos alunos e melhoria continua da aprendizagem, tudo devidamente comprovado por gráficos e tabelas com a evolução dos dados a partir de 2008;
15.Assegurar a melhoria dos resultados de desempenho da escola – rendimento e freqüência;
16.Valorizar as experiências extras – escolar;
17.Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;
18.Zelar pelo atendimento aos educandos com necessidades especiais;
19.Reduzir para no mínimo 10% a distorção idade-série iniciais do ensino fundamental;
20.Criar projeto “Sala de leitura” especifico para o EJA;
21.Buscar desenvolver a auto-estima e reduzir para no mínimo 3% a taxa de abandono de todos os alunos da EJA;
22.Fazer encontros com os alunos a cada dois meses, depois reunião geral com os professores e coordenador da EJA para definir plano de ação a ser aplicado;
23.Adotar estratégias de visitas a cada família dos alunos infrequentes e com dificuldades de aprendizagem, fazendo o relatório da sua historia de vida
24.Promover capacitação, dentro da escola , para o professor;
25.Sistema continuo de acompanhamento;
26.Sondar as turmas, verificando nestas a existência de alunos com necessidades educacionais especiais;
27.Avaliar/atendimento de alunos encaminhados;
28.Acompanhar os alunos defasados;
29.Acompanhar os Estudos de Caso dos alunos inclusos;
30.Verificar as pastas dos alunos atendidos e avaliados.
ESTRATEGIAS
1.Socialização em palestras com temas da realidade;
2.Reuniões com problematização, para a tomada de decisões;
3.Proporcionar cursos e palestras para o enriquecimento dos saberes;
4.Realização de exposições de trabalhos voltados a realidade da comunidade;
5.Aprender e se preparem para resolver problemas relativos a sua futura profissão em ciclos de estudo, lembrando que a busca das origens é fundamental para essa inspiração;
6.Encontros mensais para problematização da evasão;
7.Realização de palestras junto a comunidade e representantes da segurança no DF;
8.Interagir com a cultura sistematizada de forma ativa em espaços culturais, como principal ator do processo de construção do conhecimento junto a comunidade;
9.Trabalhar intencionalmente com problemas em reuniões para o desenvolvimento dos processos de ensinar e aprender, adquirindo o respeito mútuo;
10.Apresentação de teatros para enriquecer o aprendizado dos alunos, esclarecendo que podemos aprender brincando;
11.Levantamento de dados, através de questionários para expor nas palestras junto a comunidade o que quero pra mim e o mesmo que devo propor ao próximo;
12.Teatros para melhorar o nível de auto – conhecimento, fornecendo elementos para tomar decisões em relação aos resultados encontrados;
13.Grupos de estudos junto à família de alunos problemas (freqüência / rendimento), agindo como parceiros nas ações desenvolvidas e dos cidadãos formados, para melhor solucionar as questões mais relevantes;
14.Proporcionar cursos e palestras e ciclos de estudos para a transformação e enriquecimento dos saberes dos docentes em relação às competências e habilidades, a serem trabalhadas (PCN’s e currículo);
15.Preparar o exercício da cidadania na família, inspirando os princípios e os ideais de solidariedade humana;
16. Propiciar o pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
17.Valorizar as experiências extra-escolares;
18.Atender os educandos com necessidades especiais, preferencialmente nas turmas de ensino regular;
19.Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;
20.Informar aos pais sobre a freqüência e rendimento dos seus filhos;
21.Colaborar com atividades de articulação da escola com as famílias e comunidade;
22.Proporcionar reuniões e oficinas realizadas pela equipe de apoio à aprendizagem, com a participação do corpo docente e direção;
23.Apresentar projetos com adequações aos alunos com deficiência;
24.Auxiliar o coordenador pedagógico na elaboração de atividades e confecção de material didático pedagógico, bem como as adaptações necessárias a cada aluno;
25.Eventos – culminar estudos e projetos;
26.Promover capacitação, dentro da escola, para o professor;
27.Sistema contínuo de acompanhamento;
28.Diálogos diários, inspirando a liberdade de expressão;
29.Exposições e feiras culturais, articulando a heterogeneidade cultural e ideológica dos alunos;
30.Preparação de palestras, oficinas, com o corpo docente, para expor experiências do cotidiano, como trabalho, convivência, lazer, família, amor, festas, esporte, valorizando e enriquecendo o ensino/aprendizagem dos alunos/professor;
31.Preparação dos professores através de cursos para a educação inclusiva;
32.Promover atividades de reforço de forma lúdica, para o melhor rendimento do aluno.
33.Propor reuniões para conexão escola/comunidade/família, estabelecendo estratégias diferenciadas;
34.Visitas a ambientes e espaços que destaquem o valor do trabalho individual e grupal (museus, feiras, exposições);
35.Levantamento sistematizado das condições de infra-estrutura da comunidade (pesquisa).