Não se pode falar de educação sem amor

Paulo Freire

Objetivo Geral e Específicos

GERAL

A partir do pressuposto que a educação é concebida a partir de princípios que constituem os quatro pilares que a constituem, quais sejam: aprender a conhecer, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Cabe a instituição escolar formar cidadãos críticos e participativos, com consciência e clareza das fronteiras em relação aos seus direitos e deveres, fortalecendo a participação da comunidade na escola, abrangendo uma linha mestra visando a ação que serve de base a todos, preparando assim os alunos para exercer a cidadania e o trabalho no contexto de uma sociedade complexa, enquanto se realizam como pessoas.


ESPECIFICOS


1.Construir e acompanhar coletivamente o Projeto Político Pedagógico;

2.Construir progressivamente a autonomia da escola;

3.Proporcionar um relacionamento de qualidade entre os vários segmentos dentro de escola;

4.Melhorar o atendimento a comunidade;

5.Possibilitar a comunidade esclarecimento sobre seus direitos e deveres como cidadão;

6.Promover e participar encontros comunidade/escola;

7.Trabalhar os conteúdos de forma sistematizada e contextualizada;

8.Zelar pelo nome da escola buscando sua autonomia;

9.Refletir sobre as regras de convivência e sobre a estrutura da escola: administrativa e pedagógica;

10.Buscar parcerias;

11.Possibilitar a escola cumprir de forma competente, a função que é apropriação do conhecimento, habilidades significativas e valores determinantes do processo de transformação e qualidade;

12.Construir o conhecimento na prática a partir do concreto

13.Possibilitar uma educação criativa, inovadora e significativa;

14.Proporcionar aos alunos (e aos professores) acesso a obras literárias, cientificas, informativas atuais em diferentes suportes;

15.Estimular nos professores a utilização de recursos de informações variadas nas salas de aula e nas atividades docentes em geral;

16.Estimular nos alunos o desenvolvimento da literatura e do prazer de ler;

17.Estimular nos alunos o hábito e o método de pesquisar e utilizar informações e o desenvolvimento cognitivo em geral;

18.Proporcionar que a família acompanhe seu filho durante o ano letivo, verificando freqüência, assiduidade e desempenho;

19.Proporcionar que a família tome conhecimento de tudo que está acontecendo na escola;

20.Incentivar o aluno a adquirir o uniforme e utiliza-lo por medida de segurança;

21.Promover a formação à comunidade, para o debate e aprofundamento do princípio constitucional da gestão democrática da educação;

22.Propiciar um espaço de troca de experiências, de acesso a informações e ferramentas de gestão.