GERAL
A partir do pressuposto que a educação é concebida a partir de princípios que constituem os quatro pilares que a constituem, quais sejam: aprender a conhecer, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Cabe a instituição escolar formar cidadãos críticos e participativos, com consciência e clareza das fronteiras em relação aos seus direitos e deveres, fortalecendo a participação da comunidade na escola, abrangendo uma linha mestra visando a ação que serve de base a todos, preparando assim os alunos para exercer a cidadania e o trabalho no contexto de uma sociedade complexa, enquanto se realizam como pessoas.
ESPECIFICOS
1.Construir e acompanhar coletivamente o Projeto Político Pedagógico;
2.Construir progressivamente a autonomia da escola;
3.Proporcionar um relacionamento de qualidade entre os vários segmentos dentro de escola;
4.Melhorar o atendimento a comunidade;
5.Possibilitar a comunidade esclarecimento sobre seus direitos e deveres como cidadão;
6.Promover e participar encontros comunidade/escola;
7.Trabalhar os conteúdos de forma sistematizada e contextualizada;
8.Zelar pelo nome da escola buscando sua autonomia;
9.Refletir sobre as regras de convivência e sobre a estrutura da escola: administrativa e pedagógica;
10.Buscar parcerias;
11.Possibilitar a escola cumprir de forma competente, a função que é apropriação do conhecimento, habilidades significativas e valores determinantes do processo de transformação e qualidade;
12.Construir o conhecimento na prática a partir do concreto
13.Possibilitar uma educação criativa, inovadora e significativa;
14.Proporcionar aos alunos (e aos professores) acesso a obras literárias, cientificas, informativas atuais em diferentes suportes;
15.Estimular nos professores a utilização de recursos de informações variadas nas salas de aula e nas atividades docentes em geral;
16.Estimular nos alunos o desenvolvimento da literatura e do prazer de ler;
17.Estimular nos alunos o hábito e o método de pesquisar e utilizar informações e o desenvolvimento cognitivo em geral;
18.Proporcionar que a família acompanhe seu filho durante o ano letivo, verificando freqüência, assiduidade e desempenho;
19.Proporcionar que a família tome conhecimento de tudo que está acontecendo na escola;
20.Incentivar o aluno a adquirir o uniforme e utiliza-lo por medida de segurança;
21.Promover a formação à comunidade, para o debate e aprofundamento do princípio constitucional da gestão democrática da educação;
22.Propiciar um espaço de troca de experiências, de acesso a informações e ferramentas de gestão.